Produção inteligente pode render bons lucros

Para muitos empreendedores, talvez o processo produtivo seja o mais complicado de fazer com que sejam realizadas ações inovadoras, mas isso não é verdade. Fazer diferente compete ao conhecimento de cada empresário do ramo que está trabalhando e o Edilson Tavares de Lima é um exemplo disso em seu trabalho na lavanderia Mamute.

Para lucrar mais e poder crescer, você pode ter aumentar a margem de rentabilidade por produto vendido ou diminuir os seus custos operacionais. Pensando assim, a empresa reutiliza hoje a água do seu processo produtivo, num processo oito vezes mais barato do que se fosse comprar água limpa o tempo inteiro.

A lavanderia contou com o apoio de tecnologia alemã para chegar no modelo ecológico de produção. Por meio de parceria tecnológica entre o Sindicato do Vestuário de Pernambuco e a Alemanha, consultores alemães reformularam o processo produtivo da Mamute com base no conceito do 3Rs – reduzir, reciclar e reutilizar. Para se executar isso, foram revisados os processos para evitar gastos, além de implantado um sistema de reaproveitamento da água.

A cidade de Toritama (PE), onde fica a lavanderia Mamute, é um dos maiores centros nacionais de produção de jeans. Após o trabalho do Edilson, as outras 46 lavanderias industriais da região adotaram o mesmo sistema. Uma idéia simples, ecologicamente correta e lucrativa.

Informações do site da campanha "Faça Diferente", do SEBRAE

0 comentários:

Postar um comentário