Livro: Virando a própria mesa

São muitos os livros não-técnicos sobre administração escritos no Brasil que têm um tom de auto-ajuda. Mas este não é o caso de Virando a própria mesa, de Ricardo Semler.

Publicado inicialmente em 1988, logo causou um alvoroço, pois aborda um tema que à época era tabu: empresas familiares (talvez ainda continue sendo, apenas em menor grau). Virou best-seller.

Com um humor ácido e críticas inteligentes ao governo – que diga-se não mudou muito nesses quase 20 anos – Semler disserta sobre a sua experiência a frente da Semco, empresa cuja direção direção herdou aos 28 anos de idade.

Virando a própria mesa trata de relações entre dirigidos e dirigentes, entre patrões e empregados. Mostra os percalços encontrados na profissionalização de sua empresa – leia-se demitir parentes e agregados sem merecimento técnico- e em toda uma mudança de cultura organizacional.

O livro aborda toda a trajetória que o autor percorreu, desde que assumiu a empresa em uma situação crítica (um só ramo industrial e pouquíssimos clientes) e prestes a falir em uma instituição que em várias ocasiões cresceu mais de 100% em um ano. Mostra não só os acertos, mas também os erros cometidos.

Com temas polêmicos que justificam o título Semler coloca em xeque ‘verdades absolutas’ da administração moderna, como organograma, rotação de cargos especificados e horário de trabalho fixo. Soa contemporâneo? Imagine isso em 1989!

Mesmo tendo sido escrito há quase duas décadas, Virando a própria mesa continua bastante atual.

Eleito em 1990 e 1992 Lider de Negócios do Ano e Homem de Negócios da América Latina pela revista América Economia, do Wall Street Journal), Semler é pós-graduado em Administração de Empresas pelo Harvard Business School e consultor requisitado de empresas como GM, Discovery Channel e NASA.

Virando a própria mesa – Uma história de Sucesso Empresarial Made In Brazil – Foi relançado em 2002 pela editora Rocco, e pode ser encontrado nas melhores livrarias por menos de 30 reais. Leitura mais que recomendada.

Fonte: Administrando.net

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